Dicas para evitar acidentes com cães
21/04/2011 14:31Nome: Morais
E-mail: adestramentodecaes94@yahoo.com.br
Dicas para evitar acidentes com cães
Quase 2 milhões de pessoas por ano no Brasil, são mordidas por cães, com lesões que vão desde cortes e pequenos arranhões até ataques graves que podem causar danos a longo prazo e até a morte. Muitas dessas mordidas e ataques podem ser facilmente evitados com um pouco de conhecimento do cão. Leia estas 5 dicas que eu preparei para você aprender como evitar um ataque do cão para com outras pessoas.
5 dicas rápidas para evitar a mordida de cães
1 – Evite cães estranhos. Não importa o quanto bonito ou um adorável um cão possa parecer, você nunca deve se aproximar de um animal estranho, especialmente se o cão está cercado ou amarrado. Os cães são animais territoriais e de proteção, o que significa que eles estão dispostos a proteger os seus proprietários, seu território e eles mesmos a qualquer preço.
2 – Nunca um trate um animal estranho como sendo seu animal de estimação. Antes de acariciar um cachorro, deixe o devidamente te conhecer. Permitir que um novo cão o fareje e o conheça antes de tentar tocá-lo ou brincar com ele. Um cão tem que saber antes que você é confiável, então deixe que o processo aconteça. Tente colocar a mão para o cachorro cheirar antes de tentar qualquer carinho. Só essa dica já vale ouro pra prevenir a maioria dos ataques.
3 – Não corra de um cachorro. Muitos cães, como cães de caça e cães de trabalho instintivamente perseguem as pessoas que correm. Em vez disso, se afaste lentamente com as mãos colocadas ao lado do corpo e evite fazer contato visual com o animal. Animais odeiam ser olhados diretamente no olhos.
4 – Não surpreenda ou assuste um cachorro em caso algum. Se um cão está dormindo, comendo ou brincando com um brinquedo, não assuste e surpreenda porquê alguns animais de estimação não podem levar a brincadeira pelo lado esportivo. Quando um animal está com medo ou assustado, pode morder para se defender.
5 – Entenda a linguagem corporal do cão. Como as pessoas, o cão quando está zangado vai tentar fazer-se parecer maior. O pelo em suas costas vai levantar-se, o cão vai apontar suas orelhas e colocar o rabo no ar. Vai tentar amendontrar a presa. O cão, geralmente mostra os seus dentes e rosna enquanto olha diretamente para a ameaça. Não provoque um cão neste estado. Em vez disso, se afaste lentamente e evite o contato visual com o animal. Eu repito, evite ao máximo o contato visual com um animal em estado de raiva e medo.
O próximo passo é se certificar de que seu animal de estimação está devidamente socializado e confortável em torno de outros seres humanos. ser um proprietário responsável do cão e se certificar que seu animal está devidamente treinado, bem tratado, bem alimentado e não permitir que ele ande sozinho fora do seu campo visual ajuda muito.
———
Voltar


